Saúde

Bom para o aluno e para a comunidade

Faculdade Anhanguera cria clínica para atendimento fisioterápico gratuito à população

Paulo Rossi -

Para aliar o atendimento à comunidade com o ensino da prática aos seus alunos, a Faculdade Anhanguera inaugurou sua clínica para atendimentos fisioterápicos. Os trabalhos começaram esta semana, com atendimentos totalmente gratuitos.

Segundo a professora Daniela Iserhard, serão atendidos pacientes com encaminhamentos fisioterápicos assinados por profissionais da saúde. São ofertados atendimentos nas áreas da fisioterapia neurológica, cardiorrespiratória, ortopédica e traumatológica, voltadas tanto para o público adulto quanto infantil.

O atendimento é feito pelos alunos dos últimos semestres do curso. A estudante Caroline Barcelos, do 9° semestre, comemorou a criação da clínica. Para ela, a prática será fundamental para pegar experiência ainda durante a graduação, além de manter os primeiros contatos com os pacientes, vislumbrando como será a carreira escolhida.

Um destes pacientes é Hélio Domingues Rodrigues. Aos 88 anos de idade, ficou sabendo da criação da clínica e aproveitou a oportunidade para fazer o tratamento da coluna, onde sente dores frequentes. Para ele, a chegada da clínica foi importante para atender uma parcela da população sem oportunidades de tratar problemas de saúde.

São 50 alunos no atendimento. Segundo Daniela, cada um pode atender até quatro pacientes no período, chegando a uma capacidade de 200 pessoas por turno. Por fazer parte dos estudos, os alunos estarão sendo sempre supervisionados por professores com experiências na área.

A também professora Fernanda Neves destacou a importância da prática para levar profissionais mais qualificados ao mercado. "O contato com as pessoas é o principal, eles vão entender mais a teoria, a prática, o lado humano, que é o principal", apontou.

Próximos passos
Embora recém tenha começado, já há bastante procura pelos serviços. Segundo Fernanda, em um futuro próximo é esperada a criação de grupos de idosos, pilates e pacientes com câncer de mama, entre outros. Desta forma, será possível ampliar ainda mais a capacidade de atendimento, além de integrar pacientes em situação médica parecida.

Para solicitar o serviço, basta comparecer ao Bloco B da Faculdade Anhanguera (avenida Fernando Osório, 2.209), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, com o encaminhamento fisioterápico. Além disso, é importante levar comprovante de renda na hora de procurar o auxílio. "A gente quer prestar um serviço para a comunidade mais carente", explica Fernanda. O serviço ocorre nas segundas, terças e sextas-feiras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Intervenção no Rio deve custar R$ 1 bilhão Anterior

Intervenção no Rio deve custar R$ 1 bilhão

Prisão em 2ª instância pode ser tema de reunião no STF Próximo

Prisão em 2ª instância pode ser tema de reunião no STF

Deixe seu comentário